Primeiramente antes de qualquer decisão de marketing ou de marketing de conteúdo é pensar calçando o sapato do cliente. Então reflita: estando na posição do seu público alvo potencial, você compraria essa ideia, serviço ou produto?
Essa promoção, essa comunicação, essa ação de marketing te atrairia ou te convenceria? Se a sua resposta for não, precisamos conversar.
Antes de mais nada, eu preciso te provar em dados que o marketing de conteúdo é umas das mais atuais estratégias para conquistar novos clientes, e não é à toa.
Você sabia que 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam? Assim como que nos últimos dez anos, conteúdos de vídeos e fotos cresceram, em detrimento dos textos mostrando a força absurda que os blogs e artigos ainda possuem?
Como resultado dessa interação com conteúdo, 63% dos profissionais de Marketing investem ativamente em SEO! Pois bem, está na hora de agir.
Vamos agir! Mas por onde eu começo com o marketing de conteúdo?
Agora que você sabe as principais estatísticas que levam as empresas a investirem em marketing de conteúdo, precisamos definir estratégias de marketing digital para começar.
Confira abaixo os passos iniciais para construir seu marketing de conteúdo:
1. Defina seu objetivo
Para saber qual conteúdo criar, é necessário saber qual é o seu objetivo e então determinar metas. Como por exemplo:
Objetivo: aumentar o número de leads
Meta: 25% no período de 4 meses
Sabendo onde queremos chegar, saberemos qual a melhor estratégia de conteúdo para criar: e-book, posts em blogs, redes sociais, lives, etc.
2. Defina suas personas
A criação do conteúdo deve ser direcionado para o seu potencial cliente, certo? E para isso, precisamos entender o nosso público definindo a persona que queremos impactar.
Mas afinal, o que é persona? Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.
É muito difícil gerar conteúdo relevante sem saber quais são os comportamentos, interesses e necessidades do seu comprador ideal e o que sua empresa pode fazer por ele. Logo, a criação de personas facilita a criação eficaz de conteúdo.
3. Defina os conteúdos mais relevantes para o seu negócio
Para definir os melhores conteúdos para sua empresa, é necessário também observar seus concorrentes e o mercado como um todo. Ou seja, você precisa estár sempre atualizado sobre os temas que bombam sobre o seu segmento para preparar conteúdos que vão atrair seus potenciais clientes.
E nesse ponto, é importante contar com o auxílio de profissionais capacitados para produzirem campanhas de sucesso.
4. Não poste e saia correndo!
É importante gerenciar e validar suas ações de marketing. Continue sempre analisando os resultados, atualizando o que foi produzido, respondendo os comentários ou dúvidas.
Se mantenha ativo com a sua persona e mostre que o seu produto, marca ou serviço e gere lembrança na mente do seu consumidor.
Da mesma forma, sempre proporcione uma experiência de conteúdo exclusivo e envolvente, fazendo-o preferir você do que o concorrente.
5. Defina as palavras chave da sua empresa
Antes de criar qualquer conteúdo, é importante definir quais são as palavras chave que definem sua empresa e como o seu público alvo te pesquisa.
Dessa maneira, seu conteúdo será mais estratégico e mais atrativo. Consequentemente, seu conteúdo pode atrair mais tráfego e construir mais autoridade para seu site.
Mesmo assim está com dificuldade de começar?
Iniciar seus projetos de marketing pode ser um grande desafio quando também se tem outras responsabilidades como administração da sua empresa, gestão de funcionários e entre outras preocupações. Portanto, você pode contar com a ajuda de profissionais de Marketing para estruturar as melhores narrativas de comunicação para atrair seu potencial cliente para a compra.
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fonte: Hubspot.