5 dicas para definir seus objetivos de marketing digital

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Um dos principais erros no momento de investir em estratégias de marketing digital, é não investir o tempo necessário para definir os objetivos de marketing que a empresa deseja realmente alcançar. Para ficar mais didático, podemos enxergar a definição dos objetivos de marketing como um sarrafo que um atleta precisa alcançar:

O atleta de salto com vara estuda a velocidade, a melhor maneira de manusear os equipamentos, o salto ideal e o principal: a altura que pretende alcançar. E da mesma maneira precisamos ter direções claras para saber onde estamos, para onde queremos ir e como chegaremos lá. 

Qual a diferença de meta e objetivo de marketing?

Outro ponto importante é entender a diferença entre meta e objetivo. Vamos explicar com um exemplo: Antônio tem o objetivo de emagrecer e a meta dele é chegar aos 70Kg. Conseguiu compreender? O seu objetivo pode ser ter mais vendas, mas é de extrema importância determinar um número a alcançar: Claudia quer ter mais vendas e sua meta é converter 15% dos leads em clientes em três meses. 

Perfeito. Mas quais pontos devo considerar para definir meus objetivos e metas?

Anote os 5 objetivos que podem ser alcançados com marketing digital:

Objetivos de Marketing #1: Construção de marca e autoridade

De acordo com a pesquisa da Content Trends, 67,3% das empresas adotam o Marketing de Conteúdo como estratégia de construção de marca e autoridade, e que os negócios que usam o Marketing de Conteúdo apresentam 1,3 vez mais visitas. Se você tem como foco se tornar referência ou construir a sua marca na internet com conteúdos dos seus serviços e produtos, o marketing de conteúdo será o seu trunfo.

Para saber mais sobre Marketing de conteúdo, confira nosso artigo sobre Como o marketing de conteúdo pode revolucionar sua maneira de conquistar novos clientes?

Objetivos de Marketing #2: Otimizar seu site para melhorar o ranqueamento no Google

Estar melhor ranqueado nas pesquisas do Google também pode ser um objetivo de Marketing Digital.

Em janeiro de 2020, o número de sites, registrado pela Netcraft, foi de 1.2 bilhão, sendo que 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto. Ou seja, com tanta concorrência deve-se criar uma estratégia efetiva de SEO para se destacar diante desse mar de informações. Essa otimização é tão importante para o mundo digital que 63% dos profissionais de Marketing investem ativamente em SEO. 

Quer saber mais sobre SEO? Confira nosso artigo Entendendo o que é e como o SEO pode ajudar.

Objetivos de Marketing #3: Novos leads

Se na loja física potenciais clientes param em frente a uma vitrine demonstrando interesse sobre um produto e é abordado por um atendente para entender suas necessidades, na internet, a melhor maneira de abordar e colher resultados é através de leads – e esse também pode ser seu objetivo.

Basicamente, as pessoas são a personificação de um lead que fornece informações para obter mais detalhes sobre o que você oferece se tornando assim um potencial cliente.

Existem diversas maneiras de obter mais leads: marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, participação em eventos, anúncios patrocinados e entre outros. E se esse for o seu objetivo, você não está sozinho nessa: a geração de leads é o principal objetivo dos profissionais e empresas.

Objetivos de Marketing #4: Conversão de leads em vendas

Melhor do que receber um lead, é transformá-lo em venda. Todo esse processo de compra do potencial cliente faz parte do funil de vendas. Por isso, o grande segredo é estar onde nosso público alvo está conduzindo-os pelo seu funil, aumentando assim as probabilidades de fechamento de novos negócios. 

Geralmente o funil é classificado em três etapas:

Topo: a fase da geração de consciência.

Meio: o cliente começa a considerar a sua marca.

Fundo: o cliente realiza a compra e se torna fiel ao que você oferece.

Para a definição clara das melhores estratégias de marketing em cada fase do funil, conte com a ajuda de um profissional de marketing. A Beeca pode te ajudar!

Objetivos de Marketing #5: Presença digital

Diante todos os pontos anteriores, já está mais que claro a necessidade de se manter ativo no meio digital. Por isso, a presença digital pode também ser um objetivo. 

Sempre verifique quais são as tendências, as redes e plataformas mais importantes para marcar presença. Mas não esqueça que não se trata apenas de criar, mas também de ter constância de conteúdo. Criou um perfil no Instagram? Tenha frequência de postagens, stories, responda os comentários e as mensagens privadas de seus clientes. Criou um site? Faça um blog! Fale do seu mercado, dê dicas, orientações ou fale de datas sazonais.

É aquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”. 

Mesmo assim não sabe por onde começar o objetivo de marketing?

Você pode contar com a ajuda da consultoria beeca para te ajudar a estruturar a melhor estratégia de marketing digital para atrair seu potencial cliente para a compra. 

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