Como criar um e-commerce? Este artigo explica como fazer isso. Você vai aprender também sobre os principais tipos de sites e como funcionam.
O que é um de e-commerce?
Criar um e-commerce é uma plataforma online que permite que você venda produtos por meio da internet. A maioria desses sites são responsáveis pelo pagamento dos clientes. Alguns deles permitem que você faça suas próprias transações financeiras. Outros não.
É possível criar diversos tipos de sites, mas existem três grandes tipos: sites de loja virtual, sites institucionais e landing page.
Defina uma plataforma para sua loja virtual.
O primeiro passo para criar um e-commerce é definir o tipo de empresa que você deseja criar. Você precisa ter certeza sobre quais as características que você quer para o seu negócio. Por exemplo, você poderia ser um fabricante de produtos esportivos, um blogueiro, um curador de conteúdo etc.
O site é a principal ferramenta que você usará na sua empreitada online. É por isso que precisa ser bem pensado. A primeira coisa que você tem que ter em mente é definir é a plataforma que você vai criar seu site ou se a melhor opção é contratar um desenvolvedor.
Hoje existem várias plataformas no mercado que podem facilitar sua inserção, mas cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Plataformas como WordPress, Wix e Magento, são ótimas plataformas para que você consiga se inserir no digital com mais facilidade. Hoje a plataforma mais conhecida é o WordPress e uma das mais completas e com maior possibilidade de personalização.
Escolha hospedagem e o domínio.
O segundo passo mais importante é a escolha da hospedagem e do domínio para criar um e-commerce. O domínio é basicamente o endereço que vai levar até o seu site, é recomendável que você escolha um domínio fácil e que tenha o nome da sua empresa. Hoje você pode estar adquirindo o seu domínio diretamente no site Registro.br.
A hospedagem é onde o seu site vai estar armazenado com as informações, com os textos, imagens e vídeos. É muito importante escolher uma hospedagem que atenda a suas demandas. Existem hospedagens compartilhadas, que acabam sendo mais baratas e existe a hospedagem em nuvem que costumam ter um custo benefício melhor.
Otimize seu e-commerce para um bom posicionamento no Google.
Depois da construção do seu site é muito importante a otimização do seu site/ecommerce, para que ele fique bem-posicionado nos buscadores, principalmente no Google e para que os usuários naveguem seu site.
Para fazer essas otimizações você pode aprender nesse outro artigo, mas resumidamente, é preciso definir seu público-alvo. Conhecendo seu público-alvo, você saberá como se comunicar com ele, quais vão ser as principais palavras chaves para ativar o cliente com mais potencial de compra.
Outra forma de levar tráfego para seu site é através de anúncios pagos. Essa é uma forma rápida de levar usuários a conhecer seu site.
E aí, ficou com alguma dúvida de como criar seu site? Conte com profissionais de marketing para criação e otimização do site da sua empresa.
Preparação da logística dos produtos
Uma das partes mais importantes de criar um e-commerce é a logística de entrega de produtos. Isso envolve o planejamento e a execução da forma como os produtos serão armazenados, embalados e enviados para os clientes. Aqui estão algumas dicas para preparar a logística dos seus produtos:
Escolha um bom local para armazenar seus produtos
Ele deve ser seco, arejado e livre de insetos. Além disso, você precisará de um espaço suficiente para organizar seus produtos e manter uma boa rotatividade.
Embale seus produtos adequadamente
Isso significa usar material que proteja bem os produtos contra danos durante o transporte, como bolhas ou papelão ondulado. Lembre-se também de etiquetar todas as caixas com o destinatário e o endereço corretos.
Contrate uma boa empresa de transporte
É importante garantir a entrega dos seus produtos em perfeitas condições. Pesquise as opções disponíveis e compare preços antes de fechar qualquer negócio.
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