Site lento é um problema de performance que precisa ser encarado como prioridade. Entenda mais sobre este assunto, saiba quais os impactos disso no SEO, principais motivos e causas e descubra como melhorar a velocidade e acelerar a presença online do seu negócio.
O Impacto de um Site Lento no SEO
Perceber o site lento é normal porque depois de um tempo, plugins e componentes desatualizados podem afetar o desempenho das páginas.
É importante identificar esses problemas porque a velocidade dos sites afeta positivamente ou negativamente o ranqueamento deles na SERP (página de resultados de pesquisa).
Todo o processo de desenvolvimento de site deve ser construído pensando nos mecanismos de busca (SEO) e na experiência do usuário. Além disso, é importante manter uma rotina de atualizações dos componentes, mantendo todos na última versão disponível.
Continue lendo e confira os principais impactos em ter um site lento.
Redução na Classificação dos Motores de Busca
Um site lento pode diminuir a classificação nos resultados de pesquisa. Aliás, sites com carregamentos lentos podem ser penalizados pelos motores de busca, e isso pode afetar a relação dos usuários com a marca.
Aumento da Taxa de Rejeição
Taxa de Rejeição é quando um usuário acessa um site e sai sem ter realizado algum tipo de atividade nele, como cliques em links, CTAs ou algum item do menu. Um site lento afeta a boa experiência, contribuindo para altas taxas de rejeição e por consequência, baixas conversões.
Experiência do Usuário Comprometida
A partir dos últimos updates, o Google provou que a Experiência do Usuário (UX) é uma das prioridades do mecanismo de busca. A maioria dos usuários esperam que uma página seja carregada até 3 segundos em média. Um site lento incomoda os visitantes, resultando em experiência negativa.
Principais Motivos para um Site Lento
Os principais motivos de um site lento para carregar podem ser: imagens pesadas, excesso de plugins pesados, bibliotecas externas, hospedagem de baixa qualidade e outros.
Entenda mais sobre o que pode causar um site lento no WordPress ou em outras plataformas de gestão de sites a seguir.
Imagens Não Otimizadas
Imagens não otimizadas, ou seja, arquivos grandes e pesados, deixam seu site lento. É importante otimizar todas as imagens, incluindo os ícones que auxiliam no layout e aparência do site.
Código Excessivo e Não Minificado
Códigos não minificados podem ser mais difíceis para os navegadores processarem. Eles consomem mais recursos de memória, prejudicam a usabilidade, como cliques e rolagem, aumentando o tempo de carregamento e contribuindo para altas taxas de rejeição.
Hospedagem de Baixa Qualidade
Hospedagens de baixa qualidade podem colocar diferentes sites em um mesmo servidor, contribuindo para mais recursos de memória e CPU, resultando em um desempenho lento. Elas também possuem infraestrutura instável e podem deixar o site mais suscetível a ataques.
Falta de Cache no Navegador
A falta de cache aumenta a latência e a carga do servidor, além de minar as possibilidades de escalabilidade. Além disso, consome mais dados e energia dos recursos do usuário, resultando em uma experiência de navegação lenta e pesada.
Redirecionamentos Excessivos
É essencial evitar redirecionamentos desnecessários. Os redirects adicionam mais tempo no carregamento na página e consomem mais recursos do servidor e banda larga, resultando em experiências mais lentas para o usuário.
Como Diagnosticar a Lentidão do Seu Site
Meu site é lento o que fazer? É importante diagnosticar os problemas e usar os resultados como guia para melhorar a usabilidade e o ranqueamento do seu site. Algumas ferramentas técnicas são importantes no processo de sugestões de melhorias.
Ferramentas de Diagnóstico de Desempenho
O auxílio de ferramentas de desempenho ajuda não apenas na identificação de oportunidades e estratégias para o futuro, mas principalmente no diagnóstico de falhas e necessidades do agora.
Elas identificam os problemas com rapidez, otimizando o tempo de trabalho das equipes.
Uma Agência de SEO atua com essas ferramentas no dia a dia de trabalho e pode auxiliar na descoberta de informações de desempenho e aplicar as estratégias necessárias para melhorar os resultados.
Análise de Relatórios de Velocidade
Os relatórios de desempenho do site vão auxiliar na tomada de decisão baseada em dados reais, não em achismos. As avaliações realizadas por meio deles justificam as decisões e ajudam na análise de quais práticas estão dando certo e quais estão prejudicando a performance.
Monitoramento Contínuo do Site
O monitoramento otimiza a experiência do usuário, identifica problemas antecipadamente, mantém o site seguro e no ar, otimiza recursos e contribui para uma resposta rápida a cada ação do usuário.
Estratégias para Melhorar a Velocidade do Site
Entenda quais pontos podem ser trabalhados em um Projeto de SEO para melhorar a velocidade de carregamento do seu site e o bom desempenho, tanto no mobile, quanto no computador, aumentando, por consequência, as chances de conversão.
Site lento como melhorar? É importante adotar algumas práticas que devem ter monitoramento recorrente. Elas vão manter o seu site performando bem, deixando o usuário confortável e seguro para navegar em todas as partes da página.
Otimização de Imagens
É importante otimizar as imagens do seu site, ajustando o peso de todas elas. Uma boa prática é reduzir o tamanho para até 100kb. Elas podem ser ajustadas no Photoshop ou em outros programas que geram arquivos compactados.
Minificação de CSS, JavaScript e HTML
Os códigos de JavaScript SEO, CSS, HTML e outros devem ser otimizados. Diminuir o tamanho deles aumenta a velocidade de carregamento e melhora a performance das páginas.
Escolha de uma Hospedagem Adequada
Escolha um provedor de hospedagem de qualidade confiável e rápida, com recursos que atendam às melhorias de velocidade. Ele vai entregar seu conteúdo rapidamente e com alta performance para os visitantes.
Implementação de Cache
É importante ativar o cache do navegador, isso melhora a experiência dos usuários, pois a implementação do cache é responsável por armazenar os arquivos localmente no navegador, reduzindo o tempo de carregamento do site.
Redução de Redirecionamentos
Com a diminuição dos redirecionamentos, os servidores conseguem lidar com mais volume no tráfego sem ter o desempenho comprometido. Essa prática também preserva a autoridade transmitida entre as páginas e melhora a eficiência no rastreamento.
Ferramentas Essenciais para Acelerar Seu Site
Mesmo que o seu site tenha conteúdos robustos, com qualidade e utilidade, é essencial ter uma rotina de tarefas de SEO On Page. Elas são responsáveis por otimizar a estrutura e o desempenho do seu site.
Google PageSpeed Insights
O PageSpeed é uma ferramenta do Google muito utilizada, através dela, são analisados resultados de desempenho do site em dispositivos móveis ou desktop. Além dos resultados em notas que vão de 0 a 100, ela fornece sugestões de melhorias, que podem ajudar nos próximos passos de ajustes.
GTmetrix
Essa ferramenta analisa detalhadamente o site, entregando resultados como tempo de carregamento dos elementos e pontuação de velocidade, facilitando o processo de ajustes técnicos do desempenho.
WebPageTest
A WebPageTest realiza um teste de performance web e analisa questões como tempo de carregamento, segurança, renderização e outras. Ela permite que o desempenho seja analisado em diferentes navegadores, de variados locais no mundo.
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