Conteúdo Evergreen é aquele que será relevante para o público ainda que o tempo passe. Neste artigo, vamos te explicar mais sobre este estilo de conteúdo, quais os seus benefícios, tipos e como criar estratégia a partir deles.
Aliás, em um projeto de SEO para blogs, este tipo de conteúdo é uma ferramenta poderosíssima, pois mantém o blog com pautas que sempre serão atuais e despertarão o interesse das pessoas.
Vamos lá entender mais sobre o Conteúdo Evergreen?
O que é Conteúdo Evergreen?
O que é conteúdo evergreen? Nada mais é do que textos perenes, autossustentáveis, relevantes para o público em qualquer ano, que independe de mídia paga, sana a dúvida do usuário, garante tráfego orgânico e gera oportunidades de lucros em qualquer tempo.
Exemplos de pautas evergreen:
- “Como fazer bolo de chocolate”;
- “Conheça a história de Katy Perry”.
Benefícios do Conteúdo Evergreen para o SEO
Quando pensamos em notícias que ganham atenção rapidamente e logo “desaparecem”, entendemos que a produção de conteúdo evergreen só beneficia o negócio.
Por tratar de assuntos atemporais, que, no geral, nunca vão perder a importância, este tipo de conteúdo fará os visitantes verem o seu blog como uma fonte de informação rica, possibilitando que você se torne referência em sua área.
Por exemplo, se você criar um conteúdo sobre “Dicas para tomar sol com segurança” ou “Dicas para empreender”, quem deseja tomar sol hoje ou daqui a 5 anos, quem deseja empreender hoje ou daqui a 5 anos, ainda vai ver esse conteúdo como importante.
Com isso, podemos dizer que os principais benefícios dos conteúdos evergreen, são:
- atemporalidade;
- relevância;
- conteúdo sem prazo de validade;
- redução de custos;
- bons retornos a curto e longo prazo;
- conteúdo informativo;
- engajamento e compartilhamento constante;
- utilidade;
- autoridade para a marca;
- conquista de backlinks de qualidade.
Importante: backlinks são links de outros sites que apontam para páginas do seu site. Isso significa que a produção de textos evergreen pode possibilitar que outros sites indiquem os seus conteúdos a partir da inserção de links de forma natural e espontânea.
Vale salientar que quanto mais links de referência o seu site conquistar, maior será a autoridade de domínio dele para o Google. Se você não sabe como conquistar backlinks relevantes, conte com uma agência de SEO e melhore suas estratégias de otimização.
Como Identificar Tópicos Evergreen para seu Blog
Como produzir conteúdo evergreen e identificar tópicos atemporais para o blog? É importante analisar o seu nicho e definir quais temas são interessantes para o seu público. Isso vai manter a sua empresa relevante dentro do mercado que ela atua.
Preocupe-se em envolver os seus clientes e responder as perguntas mais comuns sobre determinado assunto. Entenda sua audiência e conheça os interesses dela
Elementos Essenciais de um Conteúdo Evergreen de Qualidade
Mas afinal, é melhor fazer conteúdo datado ou evergreen? Sem dúvidas, é uma grande vantagem criar textos com assuntos sem data de validade ou que fiquem presos a determinada situação ou época.
Relevância: Por que é Importante?
Apesar de ser atemporal, um conteúdo para blog que seja evergreen precisa ser relevante, ou seja, os usuários precisam ficar envolvidos em seu texto, e você precisa entregar o que eles esperam. É importante sanar as dúvidas do leitor o mais rápido possível.
Pesquisa de Palavras-chave: Encontrando Tópicos Perenes
O primeiro passo para atuar com a busca orgânica é realizar a pesquisa de palavras-chave, analisando o que faz sentido de acordo com a intenção dos usuários e o seu negócio. A pesquisa de keywords vai garantir que suas publicações sejam encontradas na internet.
Estrutura e Formato: Tornando seu Conteúdo Atemporal
O Conteúdo Evergreen precisa de técnicas de escrita específicas. É necessário fazer a substituição dos advérbios de tempo. Ou seja, troque o “Amanhã acontecerá…” por “No dia X, do ano X, acontecerá…”.
Diferença entre conteúdos sazonais, tendências e evergreen
A diferença do Conteúdo Evergreen para os sazonais é que essa segunda opção ganha destaque apenas em determinado período do ano.
Seria, por exemplo, um conteúdo de dia das mães, uma receita de natal, ou um texto com dicas para um bom réveillon.
Apesar disso, um conteúdo sazonal ainda pode ser considerado perene e permanecer relevante todos os anos. Como é o caso dos textos sobre a Black Friday, por exemplo.
Já os conteúdos considerados tendências são aqueles que ficam em alta apenas por certo tempo e perdem o interesse do público aos poucos. Por exemplo, uma trend que viralizou e depois, passou a não fazer mais sentido.
Estratégias para Criar e Manter Conteúdo Evergreen
Como falamos, é importante evitar palavras como “ontem” ou “atualmente” e garantir que os textos mantenham atemporalidade, pois é isso o que caracteriza o Conteúdo Evergreen, mas não só…
Confira outras estratégias abaixo!
Atualização Contínua
Mesmo que o assunto seja perene, na estratégia de SEO, é importante atualizar o conteúdo pelo menos de 6 em 6 meses ou sempre que surgir uma informação nova sobre a pauta.
Isso vai possibilitar um material completo e competitivo, garantindo que ele esteja sempre nas primeiras posições e resultados de busca.
A Importância das Fontes
Como o seu Conteúdo Evergreen não deve parecer que foi feito apenas para um determinado momento, é importante realizar uma boa pesquisa para embasar a escrita e o que vai ser pautado.
Isso vai garantir que a sua abordagem utilize um texto verdadeiro, bem embasado, permanente e sempre útil.
Tipos de conteúdo evergreen
Existem diferentes tipos de Conteúdo Evergreen que podem ser implementados em seu blog. Analise o que mais tem relação com a pauta que você irá abordar e siga em frente.
Confira alguns exemplos!
Guias
Os guias são ótimos, eles contam com ilustrações no conteúdo, imagens, passo a passo, vídeos, e têm o objetivo de ensinar o usuário a realizar determinada tarefa, seja ela simples ou até mesmo complexa.
Exemplo: “Passo a passo para melhorar o hábito da leitura”.
Listas
Apresentam as informações de forma rápida e fácil para o usuário compreender. O texto precisa estar bem hierarquizado e guiar o leitor no entendimento de cada informação.
Exemplo: “10 melhores colchões para quem tem problemas na lombar”.
Tutoriais
Os tutoriais são o passo a passo propriamente dito. Auxiliam o usuário ensinando técnicas e habilidades. São ideais para assuntos de diversos segmentos.
Exemplo: “Como fazer bolo de fubá rápido”.
Perguntas frequentes
Este tipo de conteúdo é estruturado a partir de perguntas, como FAQs, por exemplo. Isso é interessante porque responde às principais dúvidas do leitor de forma explicativa, completa e simples de entender.
Exemplo: “O que é implante dentário? Quanto custa um implante dentário? Implante dentário dói? Quem realiza implante dentário?”
Infográficos
Infográfico é um formato dinâmico que deve prender a atenção do leitor através dos textos e das ilustrações do criativo. Geralmente, é utilizado para tratar de assuntos mais complexos ou com números e dados.
Exemplo: “Como funciona a drenagem urbana na prática?”
Não esqueça: com uma boa estratégia e constância, você pode construir conteúdos evergreen incríveis para o seu blog.
Se precisar de ajuda com isso, entre em contato com o time da Beeca SEO!