Marketing para Geração Z: entenda sobre características, comportamento e potenciais de consumo deste grupo. Saiba como alcançar esta geração com a ajuda de dicas valiosas. Confira!
Quem é a Geração Z
O que é geração z? Este grupo de pessoas se desenvolveu desde o nascimento a partir de tecnologias e avanços digitais. Isso moldou formas de socialização e vivências em diferentes âmbitos: vida pessoal, estudos, relação trabalhista, familiar e outras.
Alguns dados afirmam que a Geração Z é composta por pessoas que nasceram de 1995 a 2010, já outros, que é formada por nascidos a partir de 1990. De todo modo, este grupo de pessoas nasceu em tempos marcados pelo advento da internet e grandes avanços tecnológicos.
Características da Geração Z
As principais características da Geração Z são a busca por desafios, alta prioridade no bem-estar, equilíbrio entre saúde mental, trabalho e qualidade de vida, mais liberdade e autonomia para gerir trabalhos, alta conectividade e outras.
- No trabalho: não se importam apenas em ganhar dinheiro, mas em desempenhar atividades que gostam;
- Na vida pessoal: buscam satisfação, sinceridade e não têm medo de expor vulnerabilidades;
- Na saúde: dados da revista PR Week apontam que 83% dos que compõem a GenZ consideram a saúde mental tão importante quanto a física.
Comportamentos e Preferências
O comportamento da Geração Z pode variar de acordo com o contexto e maneira como cada pessoa foi criada, mas, no geral, as características estão ligadas à busca por aprendizagem de forma independente, adaptabilidade e maior abertura à mudanças.
Os GenZ dão atenção para os valores pessoais e buscam propósitos em suas ações a partir de pautas inclusivas e multiculturais, com impacto social e abertura para diferentes perspectivas.
Diferenças Entre Geração Z e Outras Gerações
A mentalidade dos que compõem as variadas gerações pode ser bem diferente. As características peculiares de cada classe impactam como essas pessoas pensam, agem e consomem serviços e produtos.
- Geração X (anos 60 a 70): marcada por polarizações, fases do mundo, nascimento de ideias e tecnologias, como as primeiras impressoras, primeiro email e primeiros celulares.
- Geração Y, também chamados de Millennials: (fim dos anos 70 e início dos 90): marcada pelo início dos jogos em videogames e computadores, pela TV a Cabo e por maiores desenvolvimentos da internet.
Importância de Alcançar a Geração Z
A Geração Z é composta por grande parte da população global. Dependendo do contexto, muitas dessas pessoas têm alto potencial de consumo e buscam melhorias no sucesso financeiro.
Potencial de Consumo da Geração Z
Saber fazer um bom marketing para Geração Z é essencial, pois esse grupo possui preferências e comportamentos que afetam diretamente a decisão de compra. Características que se destacam neste âmbito são: verdade, autenticidade, qualidade e experiências interativas.
Influência da Geração Z no Mercado
A Geração Z dita tendências, influencia direções de mercado, é leal a marcas com identidade e acredita que pode transformar o mundo a partir de suas ações. Sendo assim, é indispensável ter um negócio alinhado aos novos valores deste grande mercado.
Estratégias de Marketing Para a Geração Z
A Geração Z também é marcada pela era da digitalização. Este grupo é conhecido como os ‘nativos digitais’. Isso significa que pensar em um direcional focado em conectividade deve ser prioridade número um nas ações do negócio.
Uso de Mídias Sociais
Experiências online através dos diferentes tipos de mídias são essenciais para alcançar essa geração, que está quase sempre ativa nas redes sociais, buscando autenticidade e práticas que se adequam aos seus desejos.
Conteúdo de Vídeo e Streaming
O consumo de conteúdo através de produtos versáteis, diretos e criativos, com narrativas fortes, também é uma paixão deste grupo. A GenZ valoriza o aprendizado, isso faz com que estar em algum streaming seja uma aposta superválida.
Personalização e Interatividade
Os GenZ valorizam marcas que proporcionam experiências únicas e personalizadas: no atendimento, compra ou em outras etapas da venda. Isso aumenta a satisfação e o engajamento desses clientes.
Autenticidade e Transparência
Os GenZ buscam se diferenciar das outras pessoas a partir da autenticidade e honestidade. Isso é refletido principalmente em como as marcas se colocam no mercado, tratam seus clientes, resolvem conflitos com compras e outros processos do relacionamento marca-pessoa.
SEO Para Alcançar a Geração Z
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Palavras-Chave e Intenção de Busca
Uma agência especializada em SEO vai te ajudar com uma boa pesquisa de palavras-chave, que deve ser adequada para o seu negócio e seguir as diferentes intenções de busca dos usuários da Geração Z.
Otimização para Dispositivos Móveis
Dados de uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade, de 2022, afirmam que 62% de brasileiros com acesso à internet só fazem isso pelo celular. Ou seja: é indispensável ter um site responsivo para dispositivos móveis, e uma agência SEO pode fazer isso por você.
Velocidade de Carregamento de Páginas
Um projeto de SEO não engloba apenas pesquisa de palavras-chave, a velocidade e o tempo de carregamento das páginas são pontos essenciais para manter o usuário envolvido e satisfeito dentro do site.
Experiência do Usuário e Design
Pensar em UX Design não é opção, é necessidade. O engajamento do usuário vai refletir no tempo de permanência do site a partir de uma boa navegabilidade. Isso vai proporcionar credibilidade e maior taxa de conversão.
Uso de Conteúdo Visual e Interativo
Essa geração é marcada pela informação imediata a partir do uso de imagens. Os GenZ têm fortes preferências pelos formatos visuais, como gifs, animações, vídeos e outros produtos com impacto e forte apelo visual.
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