Como aumentar a reputação digital do seu negócio

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Aprimorar a reputação digital de um negócio é essencial para a imagem positiva da marca na internet. E as práticas que auxiliam neste trabalho envolvem ações no ambiente digital e também offline.

Continue lendo e confira nossas dicas sobre presença online de marcas. 

Somos a Beeca, uma agência de SEO com profissionais com mais de uma década de experiência em marketing apaixonados pelo que fazem. Vamos começar!

Entendendo a importância da reputação digital

A reputação digital é valiosa porque é responsável por pontos como credibilidade, autoridade, confiança e competitividade da empresa. Isso influencia diretamente na decisão de compra, pois os consumidores, no geral, escolhem empresas com imagens positivas.

Através dessa confiabilidade, medida principalmente pela satisfação do cliente, a empresa consegue se destacar da concorrência, provando seu compromisso com métodos sérios e transparentes e alcançando novos consumidores. 

O que é reputação digital e por que é importante?

O que é reputação digital na prática? É a percepção das pessoas em relação a presença online de uma empresa. Ela pode ser avaliada através de artigos, opiniões ou notícias em sites, avaliações em plataformas especializadas, comentários em redes sociais, opiniões em vídeos, entre outras formas.

Ela se relaciona com o conceito de “Prova Social”, e isso é importante porque através das conexões dos clientes com a marca, outros consumidores são atingidos pela reputação positiva e se sentem seguros para realizar compras.

Impacto da reputação digital nos resultados do negócio

A reputação digital não impacta apenas na confiança de novos consumidores, mas também, de investidores e outros tipos de parceiros. Isso afeta diretamente o crescimento do negócio, possibilitando parcerias de sucesso e mais oportunidades no mercado.

Aliás, é importante salientar que não medimos ou gerenciamos a reputação digital de uma marca apenas através dos clientes, mas também através de colegas, parceiros de negócio, imprensa e colaboradores.

Avaliando a reputação atual do seu negócio perante o Google

Pensar no Google e nos mecanismos de pesquisa é essencial para aumentar o sucesso de uma marca. Utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) promove uma presença digital forte, alcançada através de sites respeitáveis e otimizados.

Através das boas práticas de SEO, é possível fortalecer a identidade de uma empresa, aumentar a posição nas pesquisas e atrair novos clientes. Aliás, pensar na otimização dos sites funciona como uma proteção contra fake news e possíveis ações negativas.

Mas além de otimizar o site internamente, também é importante pensar em  SEO Off-Page, um conjunto de estratégias que se concentram em otimizações fora do site e que mostram aos mecanismos de pesquisa que o site tem respeito e autoridade.

Ferramentas e métricas para avaliar a reputação digital

Algumas ferramentas que monitoram as ações online, o DA (Domain Authority) e DR (Domain Rating) são: MOZ, Ahrefs, Avaliações do Google, Trustpilot e outras. 

Elas permitem que as empresas monitorem ações das pessoas para com a marca em tempo real.

O Google Alerts, por exemplo, é uma plataforma  de análise de reputação online que ajuda as empresas no monitoramento de menções da marca em fóruns, sites e blogs. 

Essas análises são essenciais para que você faça avaliações e trace estratégias para melhorar a presença digital.

Estratégias eficazes para melhorar a reputação digital

Medir a reputação digital precisa ter um foco: quais estratégias tomar depois de analisar o que está sendo falado nas mídias? Primeiro, é preciso treinar o time de atendimento ao cliente para que ele consiga responder aos feedbacks de forma profissional.

Gestão proativa de comentários e avaliações online

Para uma boa reputação online, você precisa fazer uma gestão proativa dos comentários recebidos nas redes. É preciso desenvolver políticas de respostas de maneira atenta e principalmente personalizada, individualizada para cada opinião recebida.

Produção de conteúdo positivo e engajador

A produção de conteúdo positivo sobre sua marca precisa se manter nas melhores posições nos rankings de pesquisa. 

Utilizar conteúdos estratégicos, como estudos de caso e depoimentos de clientes, para destacar as qualidades do negócio, é um fator que aumenta a confiança das pessoas e gera mais visibilidade.

Monitoramento constante e resposta rápida a feedbacks negativos

Uma das dicas para manter o ORM (Online Reputation Management), é monitorar os conteúdos publicados em sites, portais e redes sociais relacionados ao negócio. 

Isso é indispensável para proteger e garantir boa reputação digital. É importante responder proativamente principalmente aos comentários negativos.

Link Building

Link Building é um conjunto de estratégias de SEO realizada através da conquista de backlinks (links de entrada) sérios e de qualidade, que aumentam a autoridade de um site ou página. Esses links apontam para o site do negócio, gerando tráfego, visibilidade, leads e autoridade no ambiente digital.

Os backlinks representam a confiança que outros sites têm no do seu negócio e reforça a presença online da marca. A técnica é utilizada para aumentar a autoridade do domínio e melhorar o posicionamento do site da sua empresa nos mecanismos de busca. 

Branding

O Branding é responsável por fortalecer, alinhar, posicionar e buscar melhorias para empresas, serviços, pessoas ou produtos. 

Este conceito e conjunto de ações se relacionam diretamente com a percepção que as pessoas têm do negócio. Isso é essencial para fortalecer um negócio.

Construindo uma presença online sólida

As boas avaliações e comentários são superconsideráveis para os mecanismos de busca, pois demonstram relevância. Isso pode aumentar a classificação dos sites e favorecer as páginas nos resultados da pesquisa. 

Otimização de perfis em redes sociais e plataformas de avaliação

Como já mencionamos, uma maneira de gerenciar a reputação digital do negócio é acompanhar reviews de clientes em plataformas de avaliação, como o site Reclame Aqui, por exemplo. 

Além disso, ter um time responsável por checar e responder comentários nas mídias sociais da marca de forma rápida, é indispensável.

Implementação de estratégias de SEO para destacar-se nos resultados de pesquisa

Implementar estratégias de SEO vai além da pesquisa de palavras-chave. Um projeto de SEO completo conta com uma série de ações que visam a otimização de conteúdos e sites.

Ações como correção de erros de indexação, conquista de backlinks, organização de URLs e outras, vai garantir boa reputação online e promover constância na reputação digital positiva.

Consequências de uma reputação digital negativa

A reputação digital negativa, como comentários de clientes insatisfeitos ou críticas, causa danos que podem ser irreparáveis para a marca, como redução do valor de mercado, perda de confiança por parte do consumidor e aumento dos custos para a correção dos problemas.

Perda de confiança do consumidor

É a confiança dos consumidores antigos que permite a chegada dos novos. E isso é fundamental para o sucesso de empresas de diferentes segmentos. Por isso, é inegociável manter a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Dificuldade em competir no ranqueamento do Google

O Google “lê com bons olhos” uma marca com autoridade e boa reputação. Isso facilita e aumenta ranqueamento e indexação de páginas importantes no site da empresa, pois o buscador vai entender a seriedade e confiabilidade do negócio. Sendo assim, o engajamento negativo pode influenciar diretamente no SEO.

Mantendo uma reputação digital positiva a longo prazo

Os cuidados com a reputação digital vão manter a imagem positiva da marca principalmente a longo prazo. Ações fora do site são tão importantes quanto dentro dele, principalmente porque o seu negócio precisa estar bem em diferentes partes da web. 

Confira alguns resultados da reputação positiva:

  • aumento na taxa de fidelização dos clientes;
  • proteção do faturamento do negócio;
  • aumento de parcerias;
  • maior atenção por parte dos investidores;
  • atração novos clientes;
  • aumento na interação dos clientes em redes sociais e campanhas em outras mídias;
  • prevenção de haters ou possíveis ataques.

A Importância da consistência e autenticidade

É importante salientar que tão necessário quanto evitar reputação negativa, é atuar para que exista reputação positiva. Isso significa que para se destacar, o seu negócio sempre precisa receber bons comentários e ações de clientes. 

Estratégias de acompanhamento e manutenção contínua da reputação

Monitore sua presença online, engaje seu público através de campanhas afetivas, treine o gerenciamento de crise, utilize estratégias de SEO e estimule feedbacks positivos por parte de seus clientes. 

Somos a Beeca SEO e podemos ajudar sua marca a ganhar mais visibilidade, garantindo autoridade e constância na evolução da imagem positiva da sua empresa.

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