Tráfego orgânico e tráfego pago: Qual é o melhor?

3 min

Quando se trata de marketing digital, é importante considerar as diferenças entre o tráfego orgânico e tráfego pago. Ambas as estratégias têm seus prós e contras, e cabe à sua empresa decidir qual é a melhor para ela.

Neste artigo, vamos abordar os principais pontos de diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, para que você possa tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Afinal, o que é o tráfego orgânico e tráfego pago? Tráfego pago e orgânico são duas formas diferentes de atrair visitantes para o seu site ou aplicativo. Se você está procurando aumentar o tráfego para seu site, é importante entender as principais diferenças entre esses dois tipos de tráfego. 

O tráfego orgânico se refere a todo tráfego gerado naturalmente para sites, sem que você precise pagar por isso. Pode ser influenciado por vários fatores, como o SEO, o compartilhamento nas redes sociais, o conteúdo do mecanismo de busca, as publicações em blog ou o marketing digital orgânico

O tráfego pago, por outro lado, é comprado por meio de anúncios pagos em plataformas de redes sociais, ferramentas de anúncios e outras plataformas de mídia. Em geral, é menos confiável e mais caro, mas pode gerar resultados mais rápidos para um período de tempo limitado. 

Portanto, ao comparar essas duas abordagens, você deve levar em conta que o tráfego orgânico tende a ter maior ROI a longo prazo, enquanto o tráfego pago geralmente fornece resultados imediatos.

Não tem essa de melhor ou pior

O debate sobre o tráfego pago e orgânico é antigo e, provavelmente, nunca acabará. Porém, a verdade é que os dois agregam e, juntos, eles podem dar muito resultado para a empresa. 

A qualidade do marketing orgânico depende de práticas de SEO sólidas, um conteúdo de qualidade focando em palavras chave estratégicas e links de boa reputação. Os resultados obtidos com esse tipo de tráfego não são imediatos, pois os mecanismos de pesquisa levam meses para indexar o conteúdo e posicioná-lo. Então, para obter resultados estáveis, é necessário investir em um tráfego orgânico constante. 

Já a qualidade do tráfego pago também depende de alguns fatores, como anúncios criativos, o texto do copywriter, uma boa segmentação e palavras-chave bem escolhidas. Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego não deve ser constante, portanto não é recomendado usá-lo como um meio primário de tráfego. Mas, usá-lo esporadicamente pode trazer excelentes resultados para a empresa.

Até porque, se você precisar investir para sempre para conseguir clientes, tem algo estranho necessitando de atenção. É indispensável construir a autoridade da sua marca.

Portanto, não é necessário escolher entre o tráfego orgânico e o tráfego pago. As duas estratégias são importantes e, quando usadas em conjunto corretamente, podem gerar resultados incríveis para a empresa. 

Por isso, os dois devem ser vistos como aliados estratégicos que devem trabalhar juntos, para que seja possível obter o melhor resultado para a empresa.

Tráfego orgânico e pago nas redes sociais

O tráfego orgânico gerado pelas mídias sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, tem se provado extremamente importante para as marcas na internet. A chave para o sucesso de um fluxo de tráfego orgânico é descobrir como trabalhar com ele em conjunto com o tráfego pago. 

Ao usar o tráfego orgânico com o tráfego pago, as marcas podem gerar um tráfego muito mais elevado para o seu site ou loja online. Quando se trata de tráfego orgânico Instagram, as marcas têm que se concentrar na criação de conteúdo engaging que atinja o seu público-alvo. 

O Instagram oferece a possibilidade de publicar conteúdo visualmente atraente, que pode ajudar a atrair mais usuários para o seu negócio. No entanto, é importante lembrar que o tráfego orgânico não é suficiente para gerar resultados incríveis. 

Portanto, uma estratégia de tráfego pago também deve ser usada para complementar as campanhas de tráfego orgânico e ajudar a atingir os resultados esperados.

Dica principal: esteja atualizado e conheça seu público

Procure sempre estar atualizado para conhecer seu público e colher informações das tendências de mercado para saber quais palavras chave usar em ambas estratégias. Uma boa combinação de tráfego orgânico e tráfego pago pode ser uma ótima estratégia para atingir resultados consistentes e lucrativos.

Assine nossa newsletter
Receba as melhores dicas de marketing diretamente no seu e-mail

Compartilhe

plugins premium WordPress

Análise de SEO Grátis!

Quer mais visibilidade online? Obtenha uma análise do seu site totalmente grátis e descubra como melhorar!