Como fazer minha empresa aparecer no Google? Guia para Iniciantes

6 min

Como aparecer no Google” é uma pesquisa frequentemente feita no próprio Google.com.

A verdade é que mais de 6 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto e muitas decisões de compra são definidas a partir dessas pesquisas. 

Então é óbvio que estar na primeira página do Google é muito competitivo. Porém, não é impossível. 

E nesse artigo, eu vou te mostrar os principais detalhes que você precisa entender para como fazer minha empresa aparecer no Google organicamente incluindo como funciona o algoritmo do Google, como otimizar seu site e como construir autoridade fora do seu site.

O que preciso saber para entender como aparecer no Google?

A pesquisa é a principal atividade do mundo. E enquanto existir pesquisa, o SEO vai ser relevante.

Aparecer no Google é muito importante para negócios online por conta da visibilidade e tráfego qualificado que gera. 

Isso aumenta o reconhecimento da marca, atrai clientes potenciais com intenção clara e melhora o potencial de conversões.

E além disso, outros benefícios como a credibilidade, custo-benefício quando comparado com Google Ads, construção de autoridade e fortalecimento no relacionamentos com clientes.

Entendendo o Funcionamento do Google

Entender o conceito de SEO e o como o Google funciona é crucial para alcançar esses resultados.

E não subestime essa parte, porque parece óbvio mas entender como funciona o mecanismo de busca é de extrema importante para entender os passos para aparecer na primeira página do Google ou até mesmo no topo. Então pra começo de conversa: 

Como funcionam os algoritmos de busca do Google?

A busca do Google basicamente funciona através de três processos: rastreamento, indexação e classificação.

O rastreamento acontece quando o Google usa seus robôs de busca, chamados de “Google bot”, para navegar pela pela internet e encontrar novas páginas.

Esses bots seguem links de uma página para outra, e rastreiam todas as páginas que encontram.

E depois que uma página é rastreada, ela é indexada pelo Google. Isso significa que o Google vai armazenar as informações sobre essa página, como título, conteúdo, palavras-chave e outras informações relevantes.

E porque o Google rastreia e indexa?

Quando você faz uma pesquisa no Google, ele usa as informações indexadas para classificar as páginas em ordem de relevância. 

E é dentro dessa relevância que é construída a competitividade dos rankings. 

Isso porque o Google leva em consideração vários fatores para classificar as páginas, como o conteúdo da página, as palavras-chave utilizadas, a qualidade do conteúdo e a quantidade de links que apontam para a página.

A busca do Google é um processo complexo que envolve muitos fatores. 

Porém tenha sempre em mente essa informação: a missão do Google é organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas.

Mas afinal, quais são os passos de como aparecer no Google? Entenda os 3 pontos principais abaixo. O primeiro é a otimização interna.

Otimização On-Page

A otimização on page foca em melhorar elementos internos do site.

Então diversos pontos podem ser otimizados em um site e esses pontos variam de site para site, até porque cada um tem a sua necessidade. Mas eu vou trazer aqui os dois principais fatores que são obrigatórios para qualquer otimização.

Palavras-Chave

A definição de palavras-chave é vital para entender o que seu público-alvo procura online.

Identificar as palavras-chave facilita a vida do robô do Google na hora de entregar o conteúdo certo para quem está pesquisando. 

Então se você busca entender como aparecer no Google, uma forma bem legal de descobrir as suas palavras chave é literalmente entender como o seu público alvo te busca.

Você pode verificar isso através das próprias ferramentas do Google: Google Trends e o pesquisador de palavras chave do Google Ads. Ou ferramentas como o Ubersuggest e Sem Rush.

Criação de Conteúdo de Qualidade

Depois de definir as palavras chave, é a hora de criar conteúdos relevantes. Um conteúdo que realmente seja útil para seu usuário/público. 

E quando eu falo sobre conteúdos, não é apenas sobre criar artigos de blogs. Mas também conteúdos bem completos que falem sobre seus produtos, serviços e sobre sua empresa. 

Esse conteúdo tem a missão principal de sanar dúvidas e dar mais informações sobre seu negócio.

O grande ponto aqui é entender que o objetivo do Google é a experiência do usuário.

Então se você tem como objetivo entender como aparecer no Google, entregar um conteúdo completo com informações relevantes, automaticamente você estará agradando o Google, e consequentemente, os usuários.

Assim, com suas palavras-chave nas mãos, otimize os títulos, os parágrafos, as imagens e outros elementos para melhorar a experiência do usuário na sua página.

Otimização Off-Page

Além de otimizar a estrutura interna do seu site, é importante construir uma reputação fora do seu site. 

É aqui que entra a otimização Off Page, que basicamente é tudo o que você faz fora do site referente à sua empresa. 

Uma das estratégias dentro de Off Page é o Link Building ou Backlink. O objetivo é construir uma estratégia de construção de links saudável através da sua palavra chave.

Dessa maneira, o Google vai entender a autoridade que você tem sobre um determinado assunto. 

Ou seja, quanto mais referências ao seu site através da sua palavra chave, mais o Google entenderá que você é autoridade no assunto e que faz sentido aumentar a sua classificação no mecanismo de busca.

Além disso, a presença ativa nas redes sociais pode afetar a visibilidade nos mecanismos de busca

Então também é importante compartilhar conteúdo, interagir com os seguidores e criar engajamento.

Mas é preciso ter cuidado com a construção de link. Evite práticas de spam! 

Busque links de qualidade e relevância, diversifique fontes, mantenha naturalidade e foque na autenticidade, para melhorar a classificação e autoridade do site.

Desconfie de promessas milagrosas!

Otimização Técnica

Bom, já passamos pelo On Page, Off Page, e agora chegou o momento da otimização técnica!

A otimização técnica foca na melhoria de questões técnicas de um site, como velocidade, estrutura de URL, indexação, sitemaps e responsividade. Tudo para também melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca.

Toda conversa que o Google tem com o seu site é baseada em código. Por isso, é importante sempre validar se os aspectos técnicos estão seguindo as boas práticas e recomendações do Google. 

Acesse o Google Pagespeed para que você valide todas as informações mais técnicas e veja o que precisa melhorar no seu site.

Monitoramento e Análise

Implementar estratégias de SEO em um site, é um projeto. E como todo projeto, é preciso monitorar as ações para entender os resultados.

Para te ajudar nisso, você pode contar com Google Analytics, Search Console, Sem Rush e Ubersuggest.

Essas ferramentas oferecem insights sobre tráfego, comportamento do usuário, palavras-chave de maior impacto, erros de rastreamento e muito mais. 

Esses dados orientam ajustes contínuos e melhorias para otimização eficaz do seu projeto de SEO.

Como aparecer no Google Meu Negócio ou Google Perfil de Empresas?

Se você tem um negócio local e também se pergunta “como fazer meu site aparecer no Google?”, saiba que além de aparecer na lista padrão de resultados do Google, sua empresa também pode aparecer no Google Meu Negócio.

O nome do “Google Meu Negócio” foi alterado em 2022 para “Google Perfil de Empresas“. Mas como nesse site nós gostamos mais do primeiro nome, vamos continuar chamando assim!

Então, para te localizar, o Google Meu Negócio mostra informações que acompanham o mapa do Google Maps na página do Google.com.

Esse recurso geralmente aparece para buscas que remetem necessidades locais, como “estabelecimentos perto de mim” ou até mesmo por serviços que são completamente locais como “borracharia”.

O maior diferencial desse recurso do Google Meu Negócio, é o fato de só aparecer resultados de negócios que realmente estejam próximos do usuário.

Exemplo, se o usuário pesquisar “borracharia” estando no bairro do Ipiranga em São Paulo, não aparecerá resultados de borracharia do bairro do Campo Limpo em São Paulo.

Se você quer aparecer nesse recurso, o primeiro passo é fazer o cadastro da sua empresa no site do Google Meu Negócio e completar todas as informações.

Quanto mais completo for seu perfil, mais o Google conseguirá conectar a necessidade e localização do usuário com o seu negócio. Assim como toda estratégia de SEO, né? 🙂

Dessa maneira, existe também um ranqueamento para esse recurso. Então é importante estar atento às boas práticas de SEO Local.

Conte com um Profissional de SEO

Conte com um Profissional de SEO para impulsionar sua presença online. Com um especialista dedicado, sua empresa alcançará melhores resultados nos mecanismos de busca.

Ao investir em estratégias personalizadas, sua visibilidade aumentará, atraindo mais tráfego qualificado para seu site.

Um Profissional de SEO compreende as complexidades do algoritmo de pesquisa e otimiza seu conteúdo de maneira eficaz, garantindo que sua marca se destaque entre a concorrência.

Ao colaborar com uma agência especializada em SEO, você terá acesso a conhecimentos aprofundados e técnicas avançadas para melhorar seu ranking online.

Não deixe sua presença digital ao acaso; confie em um especialista para impulsionar seu negócio para o sucesso.

Conclusão

Todos esses passos podem parecer difíceis. Mas quando se tem clareza do objetivo e entendimento dos frutos de alcançar as melhores posições do Google de maneira orgânica, todo esforço vale a pena.

Se você quer saber mais sobre SEO e como aplicar na sua empresa, veja nosso blog de SEO aqui no nosso site. 

E caso você tenha mais dúvidas sobre como aparecer no Google, pode deixar aqui nos comentários que eu vou responder.

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