Trilha do consumidor: Saiba como funciona!

Trilha do consumidor: Saiba como funciona!

4 min

A fim de explicarmos a trilha do consumidor é muito importante deixar claro que consumidor são pessoas e as pessoas são cheias de emoções durante o dia. Então, por mais que uma pessoa seja muito racional a decisão de compra de um produto ou serviço vem carregada de emoções. Entregar um produto ou serviço que melhore ou resolva a vida do consumidor é sempre o fator mais importante. 

Diante disso as estratégias de comportamento do consumidor são muito relevantes para o SEO, é preciso compreender então o comportamento de compra e a exata trilha do consumidor. Entender qual a intenção de compra ao propósito de entender o que leva o consumidor a recomendar um produto ou serviço. De acordo com Philip Kotler no seu livro “Marketing 4.0” fala sobre o consumidor 4.0 e fala sobre diversas etapas desse consumidor. 

Agora vamos conhecer um pouco sobre cada etapa para entendermos como funciona o comportamento do consumidor.

1° Etapa Trilha do Consumidor: Assimilação (Eu sei)

De acordo com Philip Kotler se refere à assimilação como a primeira etapa da trilha.Todos os dias somos influenciados por uma variedade de marcas.Existem inúmeras marcas que nos afetam, desde o momento em que acordamos pela manhã até a hora de irmos para a cama a noite.

No início do dia, no café da manhã, nos produtos que usamos, ao sair de casa, ao ir para o trabalho, quando  voltamos do trabalho, todos somos influenciados por muitas marcas. Philip Kotler usou o termo “eu sei” para descrever esta fase.

2° Etapa Trilha do Consumidor: Atração (Eu gosto)

Das muitas marcas a que estivemos expostas durante o dia, vou me lembrar de quais no final do dia? Então, faça um teste consigo mesmo: chegue no final do dia e pense: Quais marcas me lembro de ter visto hoje que me afetaram? Provavelmente marcas que você gosta, provavelmente marcas com as quais você já estabeleceu uma conexão. Com isso Kotler apelidou essa fase de “Eu gosto”.

3° Etapa Trilha do Consumidor: Arguição (Estou convencido)

Nessa fase, o consumidor reconhece que tem uma necessidade e vai em busca de informações sobre o produto ou serviço. É fundamental neste momento saber quais são suas referências e onde ele está procurando informações. Ele busca informações de seus amigos, das mídias sociais ou do Google. É muito importante estar lá, onde o cliente vai procurar, se você souber quais são suas preferências. Philip Kotler usou a frase “Estou convencido” para descrever este estágio.

4° Etapa Trilha do Consumidor: Ação (Estou comprando)

Nessa etapa o consumidor já decidiu o que vai comprar, e agora é necessário que a empresa entenda exatamente quando a compra será concluída. Afinal, se a empresa/marca estiver presente onde o consumidor procurar, o consumidor levará essa marca em consideração no momento da compra. Como resultado, é fundamental estar bem posicionado e acessível aos clientes durante todo esse estágio. Essa etapa foi chamada de “Estou comprando”.

5° Etapa Trilha do Consumidor: Apologia (Eu recomendo)

O consumidor comprou, usou e está satisfeito com o produto ou serviço, e aí que entra a última etapa. Agora é preciso compreender o que pode ser feito para o consumidor comprar novamente. Considerando que o consumidor está satisfeito, o que pode ser feito para que ele compre novamente? O que pode ser feito para ele recomendar a sua empresa? E com isso, essa fase foi chamada de “Eu recomendo”.

E agora que você já aprendeu como funciona a trilha do consumidor, eu quero te perguntar: O seu consumidor te encontra e te recomenda em todas essas fases? Você possui uma estratégia de marketing clara para todas essas etapas?

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